DIETA MEDITERRÂNICA

Especialistas de diversas áreas do sistema alimentar debateram a herança, o presente e o futuro da Dieta Mediterrânica em Portugal
  • Partilhar
  • Ouvir

Conferência Dieta Mediterrânica à Portuguesa

A Dieta Mediterrânica está classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e merece ser mais divulgada, compreendida e acarinhada pelos portugueses.

Foi com este propósito que o Grupo Jerónimo Martins organizou a Conferência Dieta Mediterrânica à Portuguesa. O evento decorreu no dia 16 de outubro de 2020 e contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa (no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020), da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e teve o patrocínio científico da Direção-Geral da Saúde.

A curadoria científica esteve a cargo de Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Alinhamento

Pedro Soares dos Santos
Presidente do Grupo Jerónimo Martins

Nota de boas-vindas

A pandemia tornou ainda mais urgente a necessidade de uma reflexão sobre a importância da Dieta Mediterrânica, considerada pelo presidente do Grupo Jerónimo Martins como um regime alimentar contra a privação e contra a solidão.

José Sá Fernandes
Vereador Ambiente | Clima e Energia | Estrutura Verde
Câmara Municipal de Lisboa
Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Abertura dos trabalhos

Como responsável pela Lisboa Capital Verde Europeia 2020, José Sá Fernandes traçou um breve retrato das principais mudanças de natureza ambiental ocorridas na capital portuguesa desde 2008.

Paulo Farinha Marques
Arquiteto paisagista e professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Paisagens de Vinho, Broa, Azeite e São Martinho

O arquiteto paisagista e professor da Universidade do Porto fez uma radiografia histórica às paisagens e culturas agrícolas em Portugal, entrecruzando-as com os hábitos e culturas gastronómicas representativas da Dieta Mediterrânica e típicas de várias regiões do país.

Alejandro Santos
Docente e investigador da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Padrão Alimentar Mediterrânico e Saúde

O investigador da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto considera que a Dieta Mediterrânica representa um exemplo paradigmático de um padrão alimentar equilibrado que pode contribuir para a prevenção de doenças crónicas.

Maria João Gregório
Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde

Adesão dos Portugueses à Dieta Mediterrânica

A diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde revela que a maioria dos portugueses conhece e sabe o que é a Dieta Mediterrânica, de acordo com os dados do estudo nacional apresentados nesta intervenção.

Mónica Truninger
Socióloga e investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

O Afastamento dos Portugueses da Dieta Mediterrânica: uma Reflexão Sociológica

A socióloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa defende que a mudança de hábitos alimentares está em marcha e que os portugueses procuram uma alimentação mais baseada em vegetais e com cada vez menos proteína animal.

Mesa-redonda: como salvar a Dieta Mediterrânica?

Num contexto em que a população mundial não para de crescer, saiba como a promoção da educação e a preservação da herança alimentar se tornam ferramentas importantes para assegurar o futuro da Dieta Mediterrânica e simultaneamente combater o desperdício alimentar.

Moderador: Pedro Graça

António Serrano
CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar

Iva Pires
Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa

Jorge Botelho
Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local

José Sá Fernandes
Vereador Ambiente | Clima e Energia | Estrutura Verde
Câmara Municipal de Lisboa
Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Pedro Graça
Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Conclusões da conferência

O curador científico da conferência reforçou a importância da investigação, da inovação e da tecnologia enquanto peças essenciais para assegurar o futuro da Dieta Mediterrânica.

Maria do Céu Antunes
Ministra da Agricultura

Encerramento

A responsável pela pasta da Agricultura reforçou o compromisso de alargar a adesão dos portugueses à Dieta Mediterrânica, que considerou estar entre os regimes alimentares mais saudáveis do mundo, ao mesmo tempo que apresenta consequências benéficas para a economia do país e para o ambiente.